segunda-feira, junho 20, 2016

Livro Aristides Semeador de Estrelas

aristides_capaTítulo completo: Aristides, o semeador de estrelas
Autor: Ana Cristina Luz (texto) e António de Moncada Sousa Mendes (ilustrações)
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-61-7
N.º de páginas: 16
Preço: 3 euros
Disponibilidade: Disponível junto da autora [anacristina199@gmail.com]
Sinopse:
Aristides de Sousa Mendes foi uma figura notável da nossa história. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, quando da invasão da França pela Alemanha nazi, concedeu cerca de 30 mil vistos de entrada em Portugal, em desobediência a Salazar, salvando dezenas de milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
Este gesto ditou a sua desgraça e a da sua família. Morreu sozinho, na mais profunda miséria, com a família espalhada pelos quatro cantos do mundo, por uma questão de sobrevivência. Como se o castigo dado pelo regime fascista não fosse suficiente, o seu nome foi votado ao mais ignóbil esquecimento durante décadas.
Foi apenas dez anos após o 25 de Abril de 1974 que o seu nome foi reabilitado oficialmente, como autor de um gesto que salvou milhares de pessoas.
O livro “Aristides, o semeador de estrelas”, ilustrado pelo neto daquele humanista e produzido pela Textiverso, conta às nossas crianças a história de um homem que ouviu a voz do seu coração. Se, do espaço, à noitinha, olhássemos para o planeta Terra e se uma luz se acendesse por cada um daqueles que já foram meninos e meninas ou ainda o são e que devem as suas vidas a pessoas como Aristides, o nosso planeta ficaria quase todo iluminado!

Fonte: http://www.textiverso.com/index.php/extra-coleccao/194-aristides-o-semeador-de-estrelas 

Sem comentários: