domingo, maio 01, 2016

Páscoa Judaica - vestígios em Portugal

Pessach ou Páscoa Judaica,  que comemora o êxodo do Egipto no tempo de Moisés  (Passover ou Passagem) foi celebrada de 22 a 30 de Abril.   Ela é celebrada em família com uma Seder (Ceia) onde se come pão ázimo não fermentado,  em recordação do maná que susteve os Judeus no deserto. 

Em Portugal, e sobretudo na Beira Alta, ainda perduram algumas tradições Judaicas, vestígios da Era da Boa Convivência na Península Ibérica das 3 grandes culturas, a Cristã, a Judaica e a Muçulmana antes da Reconquista e da Inquisição


Este Prato da Última Ceia foi encontrado em Beijós (Beijoz), Carregal do Sal, a aldeia onde Argelina nasceu e se casou com o seu primo Aristides de Sousa Mendes.

O prato representa uma forma de sincretismo,  combinando a tradição do "Seder Plate"  utilizado pelos Judeus na celebração da Ceia da Páscoa Judaica, com os alimentos rituais como o pão ázimo sem fermento, com as as ervas amargas que lembram a amargura da escravatura no Egipto, com a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos.

Resultado de imagem para seder plate

Que as  Páscoas sejam  momentos de respeito mútuo, paz e tolerância em celebração da nossa herança cultural diversa.




Sem comentários: