domingo, maio 10, 2015

70 Anos do Fim da II Guerra Mundial - Lisboa Terra de Acolhimento

 LISBOA, TERRA DE ACOLHIMENTO, 4 A 12 MAIO
Abril 29, 2015
No âmbito dos 70 anos do final da II Guerra Mundial e da libertação de Auschwitz, decorre em Lisboa, de 4 a 12 de maio, o programa “Lisboa, Terra de Acolhimento”, iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Memoshoá - Associação Memória e Ensino do Holocausto.

O programa abre  no dia 4, às 18h30 nos Paços do Concelho, com o debate “Auschwitz e o Holocausto”, que conta com a presença de Esther Mucznik, autora do livro “Auschwitz, um dia de cada vez”, e é moderado por Ana Aranha, realizadora de programas da Antena 1. 
Exposição “Holocausto – O Centro de Informação do Monumento à Memória dos Judeus da Europa Assassinados (Berlim) de visita em Lisboa”
Local: Paços do Concelho
Datas: até 12-Maio-2015 
O ciclo de debates “Aprender com o passado, construir o futuro” decorre até 12 de maio e inclui a participação de diversas individualidades, como as historiadoras Irene Pimentel, Cláudia Ninhos e Inês Fialho Brandão, o repórter investigador Rui Araújo e membros da Associação Memoshoá. 
Pela primeira vez em Portugal, a exposição tem a parceria da Fundação Federal do Monumento à Memória dos Judeus da Europa Assassinados e com a colaboração da Embaixada da República Federal da Alemanha. 

Debate: “O Testemunho de Ida Grinspan”, sobrevivente de Auschwitz, Local:  auditório da Escola Secundária Rainha D. Leonor 
Apoio do Memorial de la Shoah (Paris) e do Liceu Francês Charles Lepierre.


Sem comentários: