terça-feira, fevereiro 03, 2015

Consulta para o programa museológico da Casa do Passal

Como contar a grande história de Aristides de Sousa Mendes e dos Refugiados que ele salvou na Casa do Passal ? 

Quais são as lições a tirar e as mensagens a ouvir do seu extraordinário Acto de Consciência ao salvar milhares de pessoas em Junho de 1940, contra ordens expressas do governo de Salazar ? 

Como fazer para manter a memória de Sousa Mendes  viva num museu economicamente sustentável, que seja não só o ex-libris do concelho, e um local de visita repetida na região Centro, mas também  uma referência como sitio da consciência e da defesa dos direitos humanos a nível internacional ? 

Estas foram algumas das perguntas importantes colocadas pela FASM Fundação Aristides de Sousa Mendes a 31-Jan-2015  às pessoas que encheram a antiga sala de aulas em frente à Casa do Passal em Cabanas de Viriato.  

Da parte da Fundação, estiveram presentes José Leitão, Luis Fidalgo, Paula Albernaz e Rogério Mota Abrantes, que é também o Presidente da Câmara de Carregal do Sal. 

As sugestões recolhidas vão servir para instruir a Fase II do projecto de musealização da Casa de Aristides de Sousa Mendes.

Ver também   http://www.faroldanossaterra.net/2015/02/02/encontro-de-reflexao-sobre-o-futuro-da-casa-do-passal-revelou-se-muito-proveitoso/ 





Sem comentários: