sexta-feira, março 04, 2011

Casa do Passal classificada como Monumento Nacional

O Conselho de Ministros aprovou a 3-Março-2011 um decreto que nomeia oito Monumentos como Nacionais.

A Casa do Passal, residência onde o diplomata Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, onde ele viveu e onde recebeu dezenas de refugiados da II Guerra Mundial, também faz parte da lista de monumentos agora classificados como nacional.


O Conselho de Ministros teve em consideração «o valor científico, patrimonial e cultural de cada um dos bens agora classificados», assim como a autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade, tendo escolhido os que se destacaram pelo «excepcional interesse nacional».
A Casa do Passal é um sitio de excepcional interesse local, nacional, mas também internacional.
A Casa do Passal é propriedade da Fundação Aristides de Sousa Mendes desde 2001.


Excerto do comunicado do Conselho de Ministros:


Aprovado o "8. Decreto que procede à classificação como monumentos nacionais da Casa do Passal, dos Concheiros de Muge, da Igreja do Carmo, do Terreiro da Batalha do Ameixial, do antigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo, incluindo a cerca, do Sistema de Abastecimento de Águas à cidade de Braga no Século XVIII, designado por Sete Fontes, da Casa de Chá da Boa Nova e das Piscinas de Marés de Leça da Palmeira
Este Decreto procede à classificação como monumentos nacionais de um conjunto de imóveis que se revestem de excepcional interesse nacional.
O valor científico, patrimonial e cultural de cada um dos bens agora classificados, aliado aos critérios de autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade, revelados pelo modo como foram apropriados pelos cidadãos e na relevância simbólica que adquiriram, como lugares das artes e da memória histórica e política, justificam que sejam classificados como monumentos nacionais, os seguintes imóveis:
  • Casa do Passal;
  • Concheiros de Muge;
  • Igreja do Carmo;
  • Terreiro da Batalha do Ameixial;
  • Antigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo incluindo a cerca;
  • Sistema de Abastecimento de Águas à cidade de Braga no Século XVIII, designado por Sete Fontes;
  • Casa de Chá da Boa Nova; e
  • Piscinas de Marés de Leça da Palmeira.

1 comentário:

Unknown disse...

Ufa! E já não era sem tempo! Não foi por falta de empenhamento de quem sempre defendeu isto...